Nossa autoestima é construída ao longo do tempo. Muito dessa construção é feito através do que ouvimos das outras pessoas sobre nós mesmos. Ao sermos elogiados, nos sentimos mais capazes; quando recebemos uma crítica, nos sentimos inseguros e amedrontados.
Se você passa longos períodos de tempo tendo invalidados seu jeito de andar, falar e basicamente existir, isso pode afetar muito a forma como você se vê. Especialmente se essas invalidações acontecem durante a infância, período em que estamos nos diferenciando do mundo e entendendo quem somos.
A Terapia Comportamental Dialética (DBT) explica o conceito de ambiente invalidante como sendo um contexto no qual as falas, emoções e sensações de alguém são recorrentemente menosprezados ou ignorados.
Quando um menino fala sobre seus sentimentos, o ambiente familiar, escolar ou da comunidade em geral reage menosprezando, zombando ou invalidando-o através de frases como "Vira homem!", "Deixa de ser fresco!" e "Homem não chora!".
No vídeo abaixo, a drag queen Rita Von Hunty fala mais sobre essa masculinidade tóxica:
Se você está sofrendo com problemas de autoestima, se sente-se invalidado em seu contexto, procure um psicólogo! Agende uma conversa comigo através da agenda abaixo ou, se preferir, me chame no WhatsApp!
댓글